Voltar para Notícias

Metafact: checador de fatos científicos pretende restaurar a fé na ciência

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

A grande maioria das pessoas já foi ao Google pesquisar sobre a própria saúde. As páginas de resultados deste tipo de busca podem gerar mais confusão do que esclarecimento. Isso acontece porque, apesar dos esforços do Google em privilegiar as informações de instituições qualificadas, não é possível proibir a informação de estar na rede.

Assim, fatos e mitos acabam aparecendo, levando o leitor não apenas ao risco pessoal, mas coletivo, quando ele compartilhar informações equivocadas nas mídias digitais.  

A solução é a educação do leitor e isso já é bem sabido por todos nós. Checadores de fatos foram lançados principalmente na área do jornalismo e na época das eleições presidenciais.

Agora, um novo salto foi dado.  

A plataforma Metafact foi recentemente lançada com o propósito de expandir a lógica da checagem de fatos para o mundo da ciência como um todo. O Metafact é um serviço abastecido de forma coletiva (crowdsourced) e reúne mais de 11.500 acadêmicos, especialistas em suas áreas, que tentam ajudar a reduzir a confusão do público geral.

Siga nossa página para acompanhar esta discussão:


Criada pelo oceanógrafo australiano Ben McNeil, o Metafact permite que os leitores postem perguntas. Os especialistas podem não apenas responder, mas como também votar nas respostas de seus colegas. Desta forma, as respostas mais bem explicadas e com maior consenso científico estarão no topo da lista.

checagem de fatos fake news


Gostou da ideia? Compartilhe e comente em nossas mídias.

Clique aqui para acessar o site Metafact

Infelizmente, o Metafact ainda está disponível apenas em inglês.

Lembre-se que, ao usar o navegador Google Chrome, você tem a opção de traduzir automaticamente a página para o português a partir de diversos idiomas. O resultado ainda não é o ideal, mas já é possível compreender bem as informações apresentadas através do serviço.

Acesse o Metafact com o Chrome e clique com o botão direito sobre a página. Um menu de opções abrirá quando você clicar com o botão direito. Você escolherá a opção “traduzir para o português”.