Voltar para Notícias

Ciência para todos: Miguel Nicolelis lança nova obra contando como a ciência pode ser agente de transformação social

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

Neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis está se preparando para o lançamento de sua mais recente obra, Made in Macaíba (Editora Planeta). O Fronteiras do Pensamento é parceiro da Editora Planeta nos lançamentos que acontecerão em São Paulo (22/02) e Porto Alegre (03/03).

Leia também: artigo Miguel Nicolelis | Uma utopia Made in Macaíba

Com diversos trabalhos divulgados em publicações científicas como Nature, Scientific American – que o indicou como um dos 20 maiores cientistas do mundo – e Science – na qual foi o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa –, Miguel Nicolelis é o autor de Made in Macaíba, livro que conta a história do projeto do neurocientista, fazer da ciência um agente de transformação social.

A partir da construção de um polo de ensino, pesquisa e extensão em neurociência, que transformasse a comunidade a partir da educação, surgiu o Campus do Cérebro, localizado em Macaíba, cidade rural do interior do Rio Grande do Norte. O polo de ensino mudou o cenário de uma enorme comunidade carente, incentivando milhares de crianças a estudar e a acreditar que as oportunidades existem para todos.

"A gente não construiu escolas, mas sim um aeroporto de cidadãos, porque o conhecimento liberta", afirmou o neurocientista em uma de suas diversas passagens pelo Fronteiras do Pensamento.

Miguel Nicolelis é professor do Instituto Cérebro e Mente da Escola Politécnica Federal de Lausanne na Suíça, presidente do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) no Rio Grande do Norte e Professor titular do Departamento de Neurobiologia da Universidade Duke. Na Duke, também é codiretor do Centro de Neuroengenharia, onde lidera um grupo de cientistas que emprega ferramentas computacionais, robótica e métodos neurofisiológicos na pesquisa do desenvolvimento de próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.

A trajetória de Nicolelis de estudar e desvendar os mistérios do cérebro humano e sua integração com os computadores é uma referência no mundo todo e fez do neurocientista brasileiro um forte candidato a trazer um Prêmio Nobel para o país. Estes temas foram tratados em seus livros Muito além do nosso eu e O maior de todos os mistérios.

Agora, Miguel Nicolelis viaja pelo país para lançar sua mais recente obra, Made in Macaíba, sobre seu trabalho no Brasil. Nicolelis estará presente nos eventos e convida a todos para participarem, conversarem e, claro, autografarem os livros. Confira abaixo a programação dos lançamentos em parceria entre Fronteiras e Editora Planeta e siga Miguel Nicolelis no Twitter e no Facebook para acompanhar as informações postadas pelo neurocientista ao vivo:

- 22 de fevereiro: Palestra no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em São Paulo, às 19h30, no Auditório MASP Unilever. Entrada franca, por ordem de chegada. Chegue com antecedência para garantir seu lugar.

- 03 de março: Palestra no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em Porto Alegre. Entrada franca. Informações pelo telefone 4020.2050.

A parceria entre Miguel Nicolelis e Editora Planeta é o início da coleção Biblioteca Nicolelis. A editora reeditará seu best-seller Muito além do nosso eu e publicará outros dois títulos inéditos até 2017.


Assista aos vídeos com Miguel Nicolelis no Fronteiras.com