Voltar para Notícias

Neurocientista António Damásio desvenda mistérios do cérebro humano

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

Como o nosso cérebro interpreta a realidade? Por que as emoções e os nossos sentimentos de alegria e tristeza têm um papel fundamental no raciocínio lógico? O que é o amor? O que é a alma? O programa Globo News Ciência e Tecnologia mergulha na neurociência para entender o funcionamento desse órgão complexo que nos governa: o cérebro humano.

O neurocientista português António Damásio é um dos maiores conhecedores do cérebro humano, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas sobre mente e comportamento. Professor da Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos, onde chefia o Instituto do Cérebro e da Criatividade, Damásio ajudou a elucidar o papel central das emoções nas tomadas de decisões do ser humano.

No Fronteiras do Pensamento 2013, na conferência Cérebro e sociedade, Damásio falou sobre a importância da homeostase, a maquinaria da regulação da vida – em âmbito biológico e social: "Sentimentos são experiências mentais conscientes que acompanham estados do corpo. Sentimentos abrem o caminho para a aprendizagem, para a construção de cenários futuros, planos de ação. Sem consciência sobre o corpo, não é possível regular a vida."

- Assista ao programa Globo News Ciência e Tecnologia na íntegra