Voltar para Notícias

Pergunta Braskem: Suzana Herculano-Houzel e o cérebro nosso de cada dia

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

“A ideia é informar o público e valorizar a figura do cientista. A neurociência não se importa só em descobrir doenças e tratamentos. E as pessoas também se interessam em saber como funciona o cérebro feliz, motivado."

Com doutorado e especializações na Alemanha, França e Estados Unidos, Suzana Herculano-Houzel é uma das mais admiradas neurocientistas do Brasil. Carioca, professora e pesquisadora da UFRJ, Suzana lidera um laboratório onde investiga as regras que a natureza emprega para construir cérebros de tamanhos diferentes.

Suzana Herculano-Houzel é a conferencista da próxima segunda-feira (28), no Fronteiras do Pensamento Porto Alegre. Após a conferência, a convidada responde a Pergunta Braskem, enviada pelos seguidores do Fronteiras nas mídias. Envie sua pergunta à Suzana para o e-mail digital@fronteiras.com até a manhã de segunda (28). Selecionaremos uma das questões e divulgaremos a resposta da neurocientista na terça-feira (29), em nossos canais digitais.

Após os estudos no exterior, quando voltou ao Brasil, em 1999, Suzana Herculano-Houzel começou a se dedicar à divulgação científica no Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, publicando colunas e livros para o público em geral. Colunista regular da Folha de S. Paulo, diz lamentar que o dia tenha apenas 24 horas, pois, além de curtir o marido e os dois filhos, praticar esportes e cuidar da alimentação, não abre mão do prazer de fazer neurociência, nem de escrever para o público mais amplo.

As premiadas obras da cientista tratam dos assuntos mais diversos, todos ligados ao nosso cotidiano e ao funcionamento do nosso corpo. Como acontece a revolução da adolescência no cérebro? Por que sentimos medo de filmes de terror? Como funciona o prazer e o vício no cérebro? Como o órgão trabalha para fazer acontecer as ações mais cotidianas? Por que suamos frio? Por que comer chocolate é tão bom?

As perguntas repondidas nas obras de Suzana Herculano-Houzel são simples, múltiplas e já foram feitas por todos nós. Agora, é hora de ouvir as respostas diretamente da especialista. Envie sua pergunta para Houzel até a manhã de segunda-feira (28)!

Acesse os conteúdos selecionados e conheça as ideias da conferencista
- Entrevista: "Nossa vida não é regida pela razão"
- Coluna: "Preferência sexual não é opção"
- Entrevista: Comida para pensar
- Programa Roda Viva 2013: o exercício e as capacidades do cérebro
- Entrevista (vídeo): O que é neurociência e como ela influencia no aprendizado


Acesse também o libreto preparatório para a conferência com
Suzana Herculano-Houzel e conheça mais sobre o
universo da neurocientista . Leia uma breve biografia,
suas ideias e o artigo O cru, o cozido e o cérebro,
sobre a trajetória e o trabalho de Houzel.