Voltar para Notícias

Envie sua pergunta para Alejandro Zambra e Javier Cercas

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

Literatura em foco no debate especial do Fronteiras do Pensamento desta semana. O projeto recebe o chileno Alejandro Zambra e o espanhol Javier Cercas nesta segunda-feira (22), em Porto Alegre, e nesta quarta-feira (24), em São Paulo.

O que significa ler e escrever atualmente? – questiona Zambra.

Estamos prontos para encararmos nossas próprias histórias? – indaga Cercas.

A sensível e complexa relação entre obra e leitor é a grande investigação da noite. Uma busca fundamental para o futuro do Brasil, um país onde 30% da população nunca comprou um livro sequer.  

O Fronteiras convida o público para esta reflexão com estes dois premiados escritores, conhecidos por seu pensamento crítico sobre a política e sobre a própria sociedade.

Alejandro Zambra e Javier Cercas: debate especial
Data: Porto Alegre (22/10), São Paulo (24/10)

Garanta sua participação neste evento
- Fronteiras Porto Alegre: (51) 4020.2050
- Fronteiras São Paulo: (11) 3882.9180

Envie sua pergunta para Zambra e Cercas

Após o debate, os escritores responderão as questões do público presente no evento. Seguidores do Fronteiras nas mídias sociais também têm a chance de enviar perguntas.

Mande suas questões para os autores através do e-mail digital@fronteiras.com até o dia 24 de outubro. A pergunta selecionada será respondida pelos convidados diretamente do evento.

Divulgaremos a resposta no dia seguinte, aqui, no Fronteiras.com e em nossas mídias digitais, patrocinadas pela Braskem.

Conheça os convidados do próximo evento do Fronteiras

Alejandro Zambra é considerado um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea.

Aclamado pela crítica e pelo público, foi eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos.

Licenciado em Literatura Hispânica na Universidade do Chile e com doutorado em Literatura pela Universidade Católica do Chile, atua como poeta, romancista e ensaísta.

Alejandro Zambra

Clique aqui para fazer o download do libreto gratuito sobre Alejandro Zambra.

Escrevendo sobre identidade, memória e pertencimento, Alejandro Zambra mostra que nenhum indivíduo está sozinho no mundo e que todas as suas ações e decisões estão interligadas às atitudes de outras pessoas.

Desta forma, constrói personagens que trazem a essência do humano, com suas contradições e medos, convocando o leitor a pensar sobre si mesmo, suas próprias experiências e na sua relação com o outro.

“Classificamos os livros para vendê-los. Há pessoas que precisam saber se estão lendo um romance ou contos. Eu não. Nunca me interessei por gêneros. Para mim, um romance não tem mais valor que um ensaio ou um poema.”


Javier Cercas é reconhecido por explorar os limites entre a realidade e a ficção. Doutor em Filologia Hispânica pela Universidade Autônoma de Barcelona, teve sua obra traduzida para mais de 30 idiomas.

É colaborador do jornal El País desde 1999, e atuou como professor nas universidades de Illinois nos Estados Unidos e de Girona na Cataluña.

Javier Cercas

Clique aqui para fazer o download do libreto gratuito sobre Javier Cercas.

Em tempos de guerras culturais e de acirramentos dos ânimos nas redes sociais, a obra de Javier Cercas mostra a importância do diálogo para a resolução dos conflitos.

Seus livros, que podem ser classificados como de autoficção, fundem a tradição romanesca à histórica e à jornalística, e partem de um “relato real” que não está isento da ficção.

Essa ambiguidade está presente em todos os seus trabalhos.

“A literatura é uma espécie de hipérbole do que realmente somos. Macbeth é uma hipérbole monstruosa da ambição, Hamlet é da autoconsciência, Romeu e Julieta do amor romântico. Por intermédio delas, Shakespeare mostra como é o ser humano.”


Garanta sua participação no debate especial entre Alejandro Zambra e Javier Cercas
- Fronteiras Porto Alegre: segunda-feira (22): (51) 4020.2050
- Fronteiras São Paulo: quarta-feira (24): (11) 3882.9180

Envie sua pergunta para os escritores através do e-mail digital@fronteiras.com até o dia 24 de outubro.