Voltar para Programação

Henry Louis Gates Jr.

Historiador

Importante: Henry Louis Gates Jr. cancelou sua vinda ao Brasil em razão do surgimento de um importante e inadiável compromisso junto à Universidade de Harvard, onde atua como professor.

Gates Jr. é um dos mais importantes estudiosos e especialistas em culturas africanas e afro-americanas na atualidade. Nascido de família humilde e com pais pertencentes à tribo Yoruba, cursou a graduação em história pela Universidade de Yale e foi o primeiro afro-americano a receber o título de associado à Fundação Andrew W. Mellon. Ao longo de sua carreira, foi agraciado com mais de 50 títulos honoríficos e prêmios por seu ensino, pesquisa e desenvolvimento de instituições acadêmicas no estudo da cultura negra.

Desde 1991, é professor na Universidade de Harvard, onde dirige o Centro Hutchins para Pesquisa Africana e Afro-americana. Nos seus 15 primeiros anos na instituição, foi responsável pela expansão do centro de estudos, tornando-o um departamento com programa de doutorado sobre o tema. É editor do Centro de Estudos Afro-americanos de Oxford e presidente da TheRoot.com, revista on-line que reúne diferentes perspectivas de afro-americanos sobre temas atuais.

Autor de mais de uma dezena de livros, entre eles Os negros na América Latina, e coautor de outras tantas publicações, também investe no gênero documentário como forma de disseminação de conhecimento. É o criador de 14 produções audiovisuais, incluindo The african americans: Many rivers to cross, de 2013, vencedor do Emmy de Notícias e Documentários. Também atua como apresentador de séries e minisséries do Public Broadcasting Service e publica artigos em veículos como The New Yorker, The New York Times e Time.

Henry-Louis Gates Jr. desconstrói, em seu trabalho, a visão eurocêntrica, sustentando que a cultura negra deve ser abordada de sua origem, e não a partir da perspectiva do Ocidente sobre a representação e o reconhecimento da estética negra. Também é crítico do posicionamento de que apenas negros devem ser especialistas na cultura negra, incentivando uma expansão de diferentes abordagens e pontos de vista de outras culturas.

Galeria de Fotos

mais fotos

Voltar para Programação