Voltar para Programação

Calendário

  • Salvador

    2019

    01

    outubro

Djamila Ribeiro

Filósofa e escritora brasileira

Djamila Ribeiro é Mestre em Filosofia Política. É conferencista, realizou palestras em diversos países, entre eles, na Beauvoir Society, em 2011 e 2014 na Universidade do Oregon e Saint Louis (EUA) e em La Plata em 2015 (Argentina). Em 2016 palestrou por duas vezes na sede da ONU, em Nova York. Em Harvard, em 2017 e 2018 (EUA) e em Oxford e King's College (Inglaterra); Goethe University em Frankfurt 2018 (Alemanha), onde esteve também como Special partner da Bienal de Artes Modernas de Berlim (Alemanha) em 2018. Esteve em Barcelona em 2018 e Madri em 2019 (Espanha). Em 2019 esteve também em Paris, Rennes, Lille, Toulouse e Montpellier (França) e em Bruxelas (Bélgica) lançando a versão traduzida de seus dois livros em francês, bem como proferiu palestras em Berkeley, Califórnia, e Duke, Carolina do Norte (EUA).   

Ao longo de sua trajetória, recebeu algumas premiações como Prêmio Cidadão SP em Direitos Humanos, em 2016. Trip Transformadores, em 2017. Melhor colunista no Troféu Mulher Imprensa em 2018, Prêmio Dandara dos Palmares e está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo abaixo de 40 anos, segundo a ONU. Também é conselheira do Instituto Vladimir Herzog e visitou a Noruega a convite do governo Norueguês para conhecer as políticas de equidade de gênero do país, em 2017. Foi escolhida como “Personalidade do Amanhã” pelo governo francês em 2019.

Em março de 2018, a convite da Revista Gol, foi pra Detroit produzir um artigo para a revista. Djamila foi capa da Revista GolRevista Claudia, colunista da Carta Capital e Revista Elle Brasil. Atualmente é colunista do jornal Folha de S. Paulo e da Revista Marie Claire.  

É coordenadora da coleção Feminismos Plurais onde já foram publicados seis volumes contando com a sua primeira obra intitulada O que é lugar de fala?, que esteve em segundo lugar na lista dos mais vendidos da FLIP junto com Quem tem medo do Feminismo Negro?, lançado pela Companhia das Letras e que aparece em terceiro na mesma lista. Seus dois livros aparecem nas listas dos mais vendidos na Bienal do Livro de São Paulo, Flipelô e na Revista Veja. Além de ser a primeira mulher brasileira a ser convidada para o Festival do Livro de Edimburgo em 2018 e ser presença confirmada na Feira do Livro de Berlim nesse ano.  

Fez consultoria de conteúdo para a marca Avon, para a Rede Globo de Televisão no programa Amor e Sexo, entre outras empresas e instituições. É idealizadora e coordenadora do Selo Sueli Carneiro.

Galeria de Fotos

mais fotos

Voltar para Programação