Voltar para Programação
COMPRE SEU PACOTE DE INGRESSOS

Calendário

  • São Paulo

    2019

    15

    maio

  • Porto Alegre

    2019

    13

    maio

Graça Machel

Política e ativista moçambicana

Em territórios pobres e carentes de investimentos e de direitos humanos, Graça Machel defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Viúva de Nelson Mandela, Machel se espelha na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano. 

Considerada uma das mais importantes ativistas africanas, foi professora e lutou com a Frente de Libertação de Moçambique – Frelimo durante a Luta Armada da Libertação Nacional. Em 1976, casou-se com Samora Machel e se tornou a primeira-dama do país, atuando como ministra da Educação e Cultura no governo moçambicano por 14 anos. 

Após a morte do marido, em 1986, seguiu com a atividade política e, em 1990, foi nomeada pela Organização das Nações Unidas para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância. Por este trabalho, recebeu em 1995 a Medalha Nansen da ONU. Entre as suas condecorações estão o Prêmio Kora Lifetime Achievement, o World Prize for Integrated Development e a WHO Gold Medal, mais alta honraria da Organização Mundial de Saúde. 

Defensora da valorização das comunidades, em 2010, fundou a Graça Machel Trust, organização que auxilia mulheres empreendedoras no continente africano. Também integra o The Elders, grupo que reúne grandes líderes globais.

Galeria de Fotos

mais fotos

Voltar para Programação