Voltar para vídeos
0 visualizações
Paul Bloom
A boa empatia e a má empatia

A importância de se colocar no lugar dos outros é um dos mais básicos princípios da nossa ideia de moralidade. Mas, será que isso realmente cria um mundo melhor? Quantos projetos humanitários (que poderiam salvar milhares de pessoas) deixam de ganhar sua atenção em nome do post do colega ou do vizinho? 

É isso que a empatia emocional faz: ela aproxima o que conhecemos e repele o desconhecido, mesmo que seja mais importante ou benéfico. 

A constatação não é nossa, é do psicólogo canadense Paul Bloom, que explica a diferença entre os dois tipos de empatia e mostra como podemos estar cedendo a ideias que nos parecem belas, mas que trazem graves prejuízos.

- Interessado em ciência cognitiva e moralidade? Na obra “Against Empathy: the Case for Rational Compassion”, Bloom exemplifica seu argumento através do uso da empatia em propagandas políticas. 

No horário eleitoral, você verá como as mensagens são transmitidas por meio de casos pessoais. O psicólogo mostra como o intuito desta estratégia é mover o público através da emoção, e não dos dados, estudos sérios e buscas efetivas por soluções aos problemas da população. 

Conheça a questão no artigo de Bloom, um dos conteúdos mais lidos do Fronteiras.com www.fronteiras.com/artigos/o-l...

Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...

Paul Bloom tem Ph.D em psicologia cognitiva pelo MIT, sendo um destacado professor de Psicologia e Ciência Cognitiva em Yale. Com diversos trabalhos divulgados em publicações como Nature e Science, é Membro da Sociedade Americana de Psicologia em reconhecimento às suas contribuições para a ciência. 

Felicidade, prazer, hipocrisia, empatia, moralidade: Paul Bloom reflete sobre estes e outros temas nos vídeos em nosso site: www.fronteiras.com/videos/conf...

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativá-las, clique no menu do player.

Fronteiras do Pensamento | Produção Telos Cultural | Produção Audiovisual Okna Produções | Documentário Uma Certa Felicidade | Direção Pedro Isaias Lucas | Edição Alfredo Barros | Direção de Produção Gina O’Donnell | Tradução Marina Waquil e Francesco Settineri