Voltar para vídeos
0 visualizações
Alejandro Zambra
A grande lição de Clarice Lispector

“Eu digo o que tenho que dizer, sem literatura”, escreve Clarice Lispector. A fala da grande escritora é a base de Alejandro Zambra para esta reflexão sobre o que é a boa literatura e o que é a literatura chilena.

A quem os livros devem obedecer? O que eles devem tentar dizer? O que deve motivar um autor? Zambra passa por diversas questões até chegar à sua pátria e mostrar a característica mais definidora da literatura do Chile. 

Mario Vargas Llosa, Salman Rushdie, Leonardo Padura, David Grossman. Os grandes nomes da literatura contemporânea estão no Fronteiras.com. Assista aos vídeos exclusivos www.fronteiras.com/videos/cate...

Aclamado pela crítica e pelo público, Zambra foi eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos. O autor trabalhou durante anos como crítico literário antes de tornar-se ficcionista. 

Em 2006, publicou pela editora espanhola Anagrama o seu primeiro romance, “Bonsai”, que recebeu diversos prêmios e tornou-se um sucesso. Adaptado para o cinema pelo diretor chileno Cristián Jiménez, o filme foi apresentado no Festival de Cannes em 2011.

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativá-las, clique no menu do player.