Postado em abr. de 2018

Cultura | Economia e Negócios

Ciências, artes e a complementaridade do pensamento

Economista francês defende a importância de diversas áreas do pensamento para compor o mosaico da compreensão humana.


Compartilhe:


História, psicologia, economia, arte. Existe alguma área mais importante na formação da compreensão humana sobre o mundo? O economista francês Thomas Piketty defende que não, dizendo que abraçar a complementaridade é um exercício necessário para superar o que ele chama de “ilusão científica”.  

Piketty reflete sobre a importância que a literatura teve em sua trajetória intelectual e em seus questionamentos sobre o capital e a riqueza. O economista comenta como alguns livros são grandes fontes para quem busca aprender sobre a complexidade da vida humana – inclusive sobre o impacto do dinheiro e das relações de poder nos grupos sociais. 

Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...

Thomas Piketty é reconhecido mundialmente por suas pesquisas sobre economia da desigualdade e redistribuição da renda. Em 2013, tornou-se uma celebridade mundial após lançar o livro “O capital no século XXI”, best-seller que vendeu milhões de exemplares. Partindo de uma fórmula simples, constatou que não há como escapar do aumento da desigualdade, visto que a renda sobre o capital avança em ritmo mais acelerado do que o crescimento econômico.

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativá-las, clique no menu do player.

Fronteiras do Pensamento | Edição Karina Roman | Finalização Marcelo Allgayer | Tradução Bruno Mattos

Compartilhe:


Thomas Piketty

Thomas Piketty

Economista

Autor do best-seller “O capital no século XXI”, é reconhecido por suas pesquisas sobre economia da desigualdade.
Ver Bio completa