Voltar para vídeos
0 visualizações
Robert Darnton
Controle na literatura: vigiar e punir

Exercício do poder e difamação subversiva: o historiador Robert Darton relata casos de censura na literatura como o do Serviço Civil Indiano, que produzia relatórios trimestrais com informações detalhadas sobre o que os indianos tinham em mente no quesito literatura; e dos britânicos, que faziam supervisão acumulando provas que poderiam ser utilizadas para fechar gráficas e prender escritores. Vigiar e punir, conforme a fórmula de Michel Foucaul, afirma Darton.

Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTube

Historiador cultural norte-americano, Robert Darnton é pioneiro nos estudos sobre a história do livro. Graduado em Harvard, Mestre e Doutor pela Oxford, tornou-se responsável por disponibilizar pela internet o conjunto da produção intelectual de Harvard, quando era diretor da biblioteca. 

Uma de suas publicações aborda o impacto da censura na literatura, considerando a censura uma particularidade da história. Para Darnton, a história da censura não representa uma batalha entre luzes e escuridão, representa a história de um contexto e comportamento humanos.

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativar as legendas de qualquer vídeo do YouTube, siga as instruções: vá até o menu do player e clique no ícone da roda dentada (se você estiver em um computador) ou selecione os três pontinhos (se estiver no mobile). Escolha a língua da sua preferência e não esqueça de se inscrever em nosso canal.