Voltar para vídeos
0 visualizações
Ian McEwan
Lições de Kafka e Nabokov

O que um besouro pode nos ensinar sobre a vida? Talvez, tudo, se este besouro for Gregor Samsa, uma das mais famosas personagens de Kafka. A profundidade do livro é tanta, que mobilizou outro grande escritor, Vladimir Nabokov (1899-1977). Ian McEwan reúne estas duas grandes mentes em uma bela reflexão sobre a arte de ler e de escrever.

Nabokov estudou a fundo o livro “A Metamorfose”, de Franz Kafka. Nabokov criou com uma série de rascunhos em que tentava desvendar em qual inseto Gregor Samsa havia se metamorfoseado. Seria uma barata? Um besouro? Bem, Nabokov está convencido de que é um inseto pertencente à linhagem dos artrópodes. Mas, mais ainda, de que este inseto foi capaz de nos ensinar muito sobre como ler uma grande história.

Sua análise para a novela de Franz Kafka integra o volume "Lições de Literatura", publicado no Brasil pela editora Três Estrelas. Explica Nabokov:

“O isolamento e o afastamento da chamada realidade são aquilo que, em última análise, caracteriza constantemente o artista, o gênio, o descobridor. A família Samsa em torno do fantástico inseto nada mais é do que a mediocridade circundando o gênio.”

Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...

Dono de um estilo literário único, rico em suspense e dilemas éticos e morais, o escritor Ian McEwan se destacou como um dos mais importantes ficcionistas de sua geração. Vencedor do Prêmio Man Booker pelo romance “Amsterdam”, seu livro mais conhecido foi “Reparação”, que alcançou grande sucesso mundial, sendo adaptado para o cinema em 2007.

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativá-las, clique no menu do player.