Voltar para vídeos
0 visualizações
José Eduardo Agualusa
LIVE FRONTEIRAS: em debate, a literatura do angolano José Eduardo Agualusa

A literatura do escritor angolano José Eduardo Agualusa é o tema deste debate entre o jornalista Carlos André Moreira, o escritor Jeferson Tenório e a professora Luara Pinto Minuzzi.

Em um país sufocado pela ditadura, um caminho surge para transformar o medo e a violência em uma promessa de futuro: voltar a sonhar e a lutar por profundas transformações. Este é o grande mérito da literatura do escritor angolano José Eduardo Agualusa, conferencista do Fronteiras do Pensamento 2018.

Conheça tudo sobre o escritor angolano: www.fronteiras.com/conferencis...

Agualusa é um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade. Sua obra foi traduzida para mais de 25 idiomas e, em 2016, foi um dos finalistas do Prêmio Man Booker, pelo romance "Teoria geral do esquecimento".  

É autor de romances, contos, novelas, livros infantis e peças de teatro. Sua estreia ocorreu, em 1988, com "A conjura", romance que lhe valeu o Prêmio Sonangol Revelação de Literatura de Angola. Seus livros percorrem muitas realidades, mas estão mais centrados em personagens do que em lugares. Alguns deles são baseados em figuras reais como a poetisa Lídia do Carmo Ferreira ("Estação das chuvas") e a rainha Ana de Sousa ("A rainha Ginga").  

Também publicou "Nação crioula", vencedor do Grande Prêmio de Literatura RTP, "Fronteiras perdidas", "Barroco tropical", e "O vendedor de passados", que ganhou o Prêmio Independente de Ficção Estrangeira do jornal The Independent. 

Em 2017, venceu o Dublin Literary e, com o prêmio em dinheiro recebido, pretende instalar uma biblioteca pessoal na Ilha de Moçambique, aberta aos habitantes do local.