Voltar para vídeos
0 visualizações
Mark Lilla
Mark Lilla - Fronteiras do Pensamento 2018

Cientista político e historiador, Mark Lilla é especialista em história intelectual, com foco particular no pensamento político e religioso do Ocidente. Lilla se tornou o mais polêmico dos pensadores de centro-esquerda ao criticar, no artigo político mais lido do ano no New York Times, a política identitária abraçada pelo Partido Democrata. Segundo ele, o discurso que enfatiza identidades e isola os eleitores de grupos minoritários é responsável pelas seguidas derrotas da esquerda nos Estados Unidos.

Mark Lilla vem ao Fronteiras do Pensamento 2018 refletir sobre a política identitária, uma política que priorizaria ganhar reconhecimento em vez de ganhar as eleições. O cientista político sobe ao palco do projeto ao lado do filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé, para conferência seguida de debate especial. 

Reconhecido como um “historiador de ideias”, Mark Lilla lecionou nas universidades de Nova York e de Chicago, passando, em 2007, a lecionar Humanidades na Universidade de Columbia. Colabora, regularmente, para o New York Review of Books e o New York Times. 

É autor de “A mente imprudente – Os intelectuais na atividade política”, que traz um perfil de pensadores que fecharam os olhos ao autoritarismo, à brutalidade e ao terrorismo de Estado; e “A mente naufragada – Sobre o espírito reacionário”, que apresenta o reacionário não como um conservador, mas como uma figura tão radical e moderna quanto o revolucionário. Em 2017, publicou “The once and future liberal”, obra em que aborda a transformação da sociedade norte-americana nas últimas décadas.

Garanta sua participação no ciclo de conferências deste ano. Acesse www.fronteiras.com e saiba mais sobre o projeto, que acontece em São Paulo e Porto Alegre.