Voltar para vídeos
0 visualizações
Janna Levin
O maior acontecimento desde o Big Bang

Em 2015, um grande evento científico aconteceu no mundo. Os aparelhos da LIGO/Virgo detectaram ondas gravitacionais. De acordo com os cientistas responsáveis pela descoberta, estas ondas foram produzidas pela fusão de dois buracos negros — que tinham 14 e 8 vezes a massa do Sol. A fusão teria ocorrido há cerca de 1,4 bilhão de anos e produzido um novo buraco negro, com 21 vezes a massa da nossa estrela.

Quem nos conta como esta história inusitada aconteceu é a astrofísica norte-americana Janna Levin, que demonstrou, no palco do Fronteiras do Pensamento, o som emitido pela fusão. Assiste e escute!

Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTube

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativar as legendas de qualquer vídeo do YouTube, siga as instruções: vá até o menu do player e clique no ícone da roda dentada (se você estiver em um computador) ou selecione os três pontinhos (se estiver no mobile). Escolha a língua da sua preferência e não esqueça de se inscrever em nosso canal.

Formada em física e astronomia pela Universidade de Columbia, onde leciona atualmente, Janna Levin é Ph.D em física teórica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Além disso, é diretora de ciências do centro cultural Pioneer Works, em Nova York. Em suas pesquisas aborda o início do cosmos, buscando evidências de sua finitude.  

Em 2012, foi condecorada com a Guggenheim Fellowship. É autora de Um louco sonha a máquina universal, romance que traz referências ao filósofo e matemático Kurt Gödel e ao matemático Alan Turing.