Voltar para vídeos
0 visualizações
Leonardo Padura
Qual o futuro do jornalismo?

“O jornalismo é uma necessidade social”, inicia Leonardo Padura, um dos maiores autores de Cuba, que atuou por 15 anos na área do jornalismo investigativo. A quantidade de opiniões e de fatos circulantes é imensa e o poder de um nome na análise dos fatos foi se reduzindo, diz ele.

Paradoxalmente, a chamada “grande mídia”, os veículos mais tradicionais, se reduziram a alguns poucos grupos, que detêm grande poder. Em meio a este diagnóstico assumidamente pessimista, Padura reflete sobre possibilidades e sobre o futuro da profissão neste mundo de telas e de pós-verdades.

Leia, também, a visão do Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, sobre este mesmo tema. Clique aqui para ler o artigo de Llosa, “O jornalismo na civilização do espetáculo” www.fronteiras.com/artigos/o-jornalismo-na-civilizacao-do-espetaculo

Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...

Leonardo Padura é romancista, ensaísta e jornalista. Considerado um dos melhores autores de Cuba, escreveu roteiros para o cinema e atuou por 15 anos na área do jornalismo investigativo. Padura defende que o gênero policial permite abordar os maiores problemas da sociedade, como corrupção, repressão, erosão ideológica e pobreza. Pelo conjunto de sua obra, recebeu o Prêmio Princesa das Astúrias das Letras e o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba.

Assista a mais vídeos de Literatura no site do Fronteiras do Pensamento www.fronteiras.com/videos/cate...

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativá-las, clique no menu do player.