Voltar para vídeos
0 visualizações
Zygmunt Bauman
Os novos debates da individualidade

“Você não pode ser um indivíduo em uma sociedade tirana, numa sociedade totalitária. Não somos realmente indivíduos.” Deve haver uma cooperação mútua entre indivíduo e sociedade, afirma Bauman, que, quando jovem, temia que todo perigo tivesse origem na esfera pública. Passados os anos, o filósofo observa debates vívidos envolvendo assuntos íntimos, como em talk shows, mas sem abordagem de problemas sociais. 


Nossos antepassados conseguiram afastar a repressão que um dia vigorou, hoje n]ao existe mais o mesmo medo de ocorrer forte opressão da individualidade, como a censura e a polícia secreta. Mas um perigo veio do outro lado, da esfera privada. A maior aproximação contemporânea da ágora, do lugar onde a democracia foi feita, refeita, continuada, desenvolvida e protegida, a maior aproximação disso são os talk shows na televisão. É onde as massas assistem, participam, telefonam, enviam perguntas, mensagens, etc.” mas neles não se discute o bem-estar da sociedade e os problemas que sofremos atualmente. Eles apenas discutem problemas individuais e íntimos.
Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...

Sociólogo polonês, conhecido mundialmente por seu conceito de “Modernidade líquida” – em que as ideias de emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade estão propensas a mudar com rapidez e de forma imprevisível. 


Falecido em 2017, Bauman foi professor emérito de sociologia nas Universidades de Leeds (Inglaterra) e de Varsóvia (Polônia). Foi agraciado com o Prêmio Príncipe das Astúrias de comunicação e humanidades em 2010, teve mais de 20 obras publicadas no Brasil, dentre as quais “Modernidade líquida”, “O mal-estar da pós modernidade” e “Vidas desperdiçadas”. Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativar as legendas de qualquer vídeo do YouTube, siga as instruções: vá até o menu do player e clique no ícone da roda dentada (se você estiver em um computador) ou selecione os três pontinhos (se estiver no mobile). Escolha a língua da sua preferência e não esqueça de se inscrever em nosso canal.