Voltar para conferencistas

Richard Dawkins

Biólogo evolucionista

Dawkins é um biólogo evolucionista, considerado mais darwiniano que o próprio Charles Darwin. Formado em zoologia pela Universidade de Oxford, onde também cursou seu mestrado e doutorado. Seu tutor foi o etologista e Prêmio Nobel Nikolaas Tinbergen, pioneiro no estudo do comportamento animal.

Autor de vários livros de divulgação científica, utiliza linguagem informal e metafórica para explicar temas científicos densos e complexos. Ganhou destaque, em 1976, com o lançamento de O gene egoísta, livro no qual popularizou o gene como a principal unidade de seleção na evolução. Também introduziu o termo “meme", o equivalente comportamental do gene, para incentivar o pensamento de que os princípios darwinianos podem ser estendidos para além dos domínios dos genes.

É fellow emérito do New College, da Universidade de Oxford, e onde foi o primeiro titular da cátedra de Compreensão Pública da Ciência, entre 1995 e 2008. Criou, em 2006, a Fundação Richard Dawkins para a Razão e a Ciência, uma organização sem fins lucrativos que planeja financiar pesquisas e programas de educação científica. Ateu declarado e ativista contra a ideia do criacionismo, é vice-presidente da Associação Humanista Britânica e defensor do Movimento Bright, que defende uma visão naturalista do mundo. Autor de Deus – Um delírio, faz parte do grupo de escritores do início do século XXI que defendem o ateísmo, que inclui Sam Harris, Daniel Dennett e Christopher Hitchens.

Richard Dawkins foi agraciado com o título Doctor of Science pela Universidade de Oxford e possui títulos honoris causa em ciências em diferentes universidades. Em 2007, foi eleito uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e figurou na lista do The Daily Telegraph com os cem maiores gênios vivos. O livro Fome de saber, primeira parte da sua autobiografia, foi lançado em maio de 2015 no Brasil.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas