“O Gene Egoísta” é eleito o livro científico mais influente de todos os tempos

Postado em ago. de 2017

Ciência | Literatura | Cultura

“O Gene Egoísta” é eleito o livro científico mais influente de todos os tempos

Cientista britânico evolucionista conquistou o reconhecimento a partir de pesquisa pública promovida pela Royal Society, em Londres.


Considerado mais darwiniano que o próprio Charles Darwin, o biólogo evolucionista Richard Dawkins superou o grande cientista na disputa pelo título de livro mais influente de todos os tempos na área da ciência de acordo com o público. O gene egoísta, obra-prima de Dawkins, foi reconhecido em pesquisa pública promovida pela Royal Society. Em segundo lugar, ficou o norte-americano Bill Bryson com Breve História de quase tudo, seguido por Darwin, com A origem das espécies.

O livro O gene egoísta, publicado pela primeira vez em 1976, colocou Dawkins sob holofotes a nível internacional. Com uma linguagem informal, descomplicada e metafórica, o cientista britânico trouxe temáticas complexas da ciência ao conhecimento popular. Uma de suas analogias mais conhecidas é entre o gene, principal unidade de seleção no processo evolutivo, e o meme, fenômeno contemporâneo, que seria seu equivalente comportamental. Na mesma obra, Dawkins ficou conhecido também por se posicionar contrariamente ao pensamento religioso.

A Royal Society é uma associação que reúne muitos dos mais prestigiados cientistas de todo o mundo, e a mais antiga academia científica em atuação. Os participantes da pesquisa - exaltaram o livro de Dawkins como uma obra-prima e reconheceram o cientista como um ótimo comunicador, destacando o quanto o livro mudou suas perspectivas sobre o mundo e a ciência. A Royal Society Scientific Book Prize já acontece há 30 anos. Entre os premiados em outras edições, estão nomes como Stephen Hawking, Jared Diamond, Stephen Jay Gould e Bill Bryson.

Graduado em zoologia na Universidade de Oxford, onde também se formou mestre e doutor, Richard Dawkins desenvolveu sua pesquisa acadêmica sob orientação do Prêmio Nobel Nikolas Tinbergen. Criou, em 2006, a Fundação Richard Dawkins para a Razão e a Ciência, com o objetivo de financiar pesquisas e programas de educação científica. O reconhecimento de suas contribuições se deu tanto em Oxford como em universidades do mundo inteiro. Em 2007, foi eleito uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e figurou na lista do The Daily Telegraph com os cem maiores gênios vivos. Dawkins foi conferencista do Fronteiras do Pensamento em 2015.

Compartilhe


Richard Dawkins

Richard Dawkins

Biólogo evolucionista

Biólogo evolucionista britânico. Um dos mais respeitados cientistas da atualidade, defende o evolucionismo e o ateísmo em obras como O gene egoísta.
Ver Bio completa