Voltar para conferencistas

Richard Sennett

Sociólogo e historiador

Sennett é considerado um dos maiores intelectuais em sociologia urbana na atualidade. Ph.D. em História da Civilização Americana pela Universidade de Harvard, seu trabalho une sociologia, história, antropologia e psicologia social. Aluno da filósofa alemã Hannah Arendt e com influências do filósofo francês Michel Foucault, seus estudos analisam a vida dos trabalhadores no meio urbano e questões ligadas à arquitetura das cidades.

Publicou vários livros sobre a organização urbana e as consequências sociais e emocionais do capitalismo contemporâneo. Sua obra mais conhecida é O declínio do homem público, na qual aborda a relação entre a vida pública e o culto ao indivíduo e ao individualismo. Em 2009, lançou o primeiro volume da trilogia Projeto Homo Faber, para resgatar as habilidades necessárias à vida cotidiana. O artífice defende a ideia de que fazer é pensar e demonstra como o trabalho com as mãos pode animar o trabalho da mente. Juntos, segundo volume da trilogia, traz uma reflexão sobre a arte da cooperação e de como ela requer a capacidade de entender e mostrar-se receptivo ao outro. O último volume, ainda a ser lançado, tratará de como criar espaços para viver nas cidades.

Atualmente, é professor emérito na Escola de Economia e Ciência Política de Londres, onde leciona desde os anos 1990, e professor na Universidade Nova York. Colabora com trabalhos com o MIT, a Faculdade Trinity e a Universidade de Cambridge, além de atuar como consultor da Unesco e dirigir o American Council on Work.

Richard Sennett reflete sobre como os sujeitos podem se tornar intérpretes competentes da própria existência, mesmo diante dos obstáculos que a sociedade oferece. Em reconhecimento aos seus estudos, recebeu os prêmios Hegel e Spinoza, e o doutorado honorário pela Universidade de Cambridge, entre outros.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas