Voltar para conferencistas

Saskia Sassen

Socióloga

Sassen é referência na área da sociologia urbana por suas análises sobre os fenômenos da globalização, da migração urbana e do impacto das tecnologias de comunicação nas formas de governo. O termo “cidades globais" foi popularizado a partir de suas pesquisas. Mestre em Ciências Sociais e Ph.D. em Economia pela Universidade de Notre Dame, foi eleita uma das 50 pensadoras globais mais influentes pela Prospect em 2014 e um dos 100 principais pensadores mundiais de 2011 pela Foreign Policy.

Seus livros foram traduzidos para mais de 21 idiomas. Sua obra mais conhecida, The global city: New York, London, Tokyo, é uma pesquisa sobre a natureza da economia global contemporânea. Na década de 1990, apresentou dados que correlacionaram diretamente as dinâmicas da globalização da economia e o papel desempenhado pelos grandes centros urbanos. Também é autora de As cidades na economia global e Sociologia da globalização.

Atualmente, é uma das presidentes no The Committee on Global Thought na Universidade de Columbia e professora visitante na Escola de Economia e Ciência Política de Londres. Além de escrever regularmente para o Open Democracy e o The Huffington Post.

Saskia Sassen entende que as “cidades globais" estão mudando a geografia do poder, com a intensificação das transações entre elas, sobretudo através dos mercados financeiros, de investimentos e de fluxos de serviços. E que, ao mesmo tempo, devem ser foco de estudos, pois são também o local onde minorias e vulneráveis encontram espaço para os seus projetos de vida. Sua atuação foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências Sociais em 2013.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas