Voltar para Notícias

Curso com Marcelo Gleiser une ciência e filosofia pela busca de significado

O quanto podemos saber sobre o mundo físico? É possível saber tudo ou há limites para aquilo que conseguimos explicar? Se há limites, até onde somos capazes de explicar a natureza da realidade física?

Marcelo Gleiser e outros professores da Universidade de Dartmouth apresentam o curso Questione a realidade, que inicia no dia 31 de janeiro de 2017 e já está com as inscrições abertas. O curso, que é online, também tem versão em português. As aulas são gratuitas, abertas a todos e terão duração de seis semanas. Nas aulas, o aluno aprenderá sobre cinco grandes temas:

1. As mais recentes descobertas em cosmologia, física quântica e ciência cognitiva.
2. Como ideias científicas sobre a natureza da realidade mudaram ao longo do tempo.
3. Como refletir e analisar as próprias percepções de mundo.
4. Como debater sobre evidências científicas e abordagens filosóficas.
5. Como o método científico é utilizado para descrever o mundo.

>> Faça sua inscrição no site da Universidade de Dartmouth

O que é a realidade? É aquilo que capturamos com nossos sentidos ou ela vai além, em direção ao invisível, ao desconhecido? Desde o início da civilização, os seres humanos têm perguntado a mesma questão: o que é a realidade? Somos importantes para o universo?

Por milênios, artistas, cientistas e filósofos ofereceram respostas, expandiram nosso conhecimento e nosso espírito. O que aprendemos? Somos capazes de conhecer a essência fundamental da realidade? Assista abaixo ao vídeo introdutório do curso Questione a realidade:

Ainda faltam algumas semanas para o início das aulas. Que tal se preparar assistindo aos vídeos de Marcelo Gleiser sobre o tema? Confira abaixo alguns dos mais assistidos com o físico brasileiro.

A nossa história da criação | Gleiser analisa a criação do mundo. Do hinduísmo a Einstein, passando por Jung, o físico costura a história das crenças e das descobertas sobre a origem do universo. Como podem mitos milenares e ciência moderna chegarem à mesma conclusão?



Ciência e religião: em busca do desconhecido
| Marcelo Gleiser compara ciência e religião para chegar ao grande ponto comum entre ambas: o desejo de transcendência. De acordo com Gleiser, enquanto a ciência busca responder o desconhecido com o conhecido, a religião responde o desconhecido com aquilo que jamais será conhecido.


Para compreender valores básicos da ciência
| Afinal, o que é um ano-luz? Qual o tamanho da nossa galáxia? Como entender a distância da galáxia mais próxima de nós? Além de explicar estas perguntas, Gleiser reflete sobre a percepção do tempo, sendo a ideia de “presente" uma fabricação do cérebro.


>> Assista a todos os vídeos com Marcelo Gleiser no Fronteiras.com