Voltar para Artigos

O futuro que as mulheres enxergam e constroem

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso
Imagem: Jernej Graj / Unsplash
Imagem: Jernej Graj / Unsplash

Somos mães, filhas, irmãs, tias, avós, pensadoras e articuladoras do mundo que queremos

Nós estamos aqui. Em primeiro lugar, é importante que você saiba que este conteúdo criado para a newsletter do Fronteiras do Pensamento foi feito, diretamente, por três mulheres. Três colaboradoras que estão em suas casas durante a quarentena e que, assim como muitas outras, seguem em vários lugares: nos lares, no mercado de trabalho, nas salas de parto, nas rodas de debates, nas universidades. Então, ouvimos os seus pedidos enviados por e-mail. E trazemos um conteúdo motivado pelas ideias de mulheres sobre justiça, futuro, sociedade e conceitos que nos fazem mais humanos.

Graça Machel fala sobre o poder transformador das mulheres. Karen Armstrong traz lições para expandir a compaixão. Martha C. Nussbaum aborda os dilemas cotidianos. Saskia Sassen reflete sobre a utilização do espaço público. E Vandana Shiva mostra o papel das mulheres na construção do novo mundo.

Nesta edição da newsletter de conteúdos especiais, selecionamos diferentes vídeos que apresentam visões inspiradoras. Em 2020, o Fronteiras do Pensamento discutirá o tema Reinvenção do humano.


“No que se refere à vida, as mulheres são experts. Não porque nossos genes e biologia nos fazem assim. Mas porque nos deixaram para cuidar do sustento da vida.”

Vandana Shiva


Como mulher e mãe, a ativista moçambicana Graça Machel, conferencista do Fronteiras em 2019, enxerga o futuro com otimismo e desejo de contribuir. Ela acredita que os jovens possuem conhecimento científico disponível e meios tecnológicos para construir um mundo menos desigual e de mais proximidade uns dos outros.

1) Assista ao vídeo de Graça Machel


Para Karen Armstrong, escritora britânica criadora da Charter for Compassion e conferencista do projeto em 2013, a compaixão é a resposta para que o mundo ultrapasse suas fronteiras geográficas e culturais, gerando um diálogo constante.

2) Assista ao vídeo de Karen Armstrong


Martha C. Nussbaum, filósofa norte-americana, traz os grandes ensinamentos da filosofia – ocidental e oriental – para nossos dilemas mais cotidianos: da questão filhos versus trabalho, passando pela construção de uma sociedade mais justa.

3) Assista à entrevista exclusiva de Martha C. Nussbaum


A socióloga holandesa Saskia Sassen, conferencista do Fronteiras em 2015, aborda temas como as manifestações civis contemporâneas e os efeitos da globalização nas cidades, nas relações de trabalho e nos modos de produção.

4) Assista à entrevista exclusiva com Saskia Sassen


E Vandana Shiva, Ph.D. em filosofia e ativista pelo meio ambiente indiana e conferencista do Fronteiras em 2012, explica a diferença entre o poder masculino e o feminino. De acordo com ela, “no que se refere à vida, as mulheres são experts” e isto acontece porque as mulheres, ao longo da história, foram encarregadas das tarefas que sustentam a existência.

5) Assista ao vídeo de Vandana Shiva.


>> Leia também: As primeiras mulheres psicanalistas, por Elisabeth Roudinesco

>> Inscreva-se para receber os conteúdos especiais que preparamos para instigar a reflexão neste período de isolamento.