
Eduardo Giannetti
Economista e escritor
Eduardo Giannetti nasceu em Belo Horizonte em 1957. Na juventude, mudou-se para São Paulo, onde concluiu curso superior em Economia e em Ciências Sociais – ambos pela Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Economia pela Universidade de Cambridge. A formação multifacetada acabou influenciando o perfil de sua atuação profissional: Giannetti é conhecido por estudos que combinam ferramentas de análise estatística com diferentes áreas das ciências humanas, como a sociologia e a psicologia.
Suas pesquisas buscam conciliar elementos muitas vezes considerados antagônicos, como um equilíbrio fiscal rígido e a preocupação com o bem-estar. Um dos economistas mais respeitados do Brasil, Giannetti foi professor da USP, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e da Universidade de Cambridge. Atualmente, é professor da Ibmec Educacional.
Autor de 11 livros de não ficção e ficção, é membro da Academia Brasileira de Letras. Foi vencedor do Prêmio Jabuti em duas ocasiões, com Vícios privados, benefícios públicos e As partes & o todo. Seu livro Autoengano vendeu mais de 60 mil exemplares e foi publicado em diversos países, como Inglaterra, Holanda, Itália e Japão. Em Trópicos utópicos, lançado em 2016, analisa os dilemas brasileiros em um contexto de crise civilizatória internacional.
Foi conferencista do Fronteiras do Pensamento na temporada de 2010.
ASSISTA
Assista conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >LEIA
Leia conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >