Eduardo Giannetti

Eduardo Giannetti

Economista

Giannetti é considerado um dos mais respeitados economistas do Brasil. Formado em Economia e Ciências Sociais pela USP e com Ph.D. em Economia pela Universidade de Cambridge, lecionou nas duas instituições. Em seu trabalho, une facetas aparentemente antagônicas: a do economista liberal atento à realidade e a do cientista social defensor das particularidades brasileiras.

É autor de 11 livros de ficção e de não ficção e foi agraciado com o Prêmio Jabuti em duas ocasiões. Autoengano, de 1997, vendeu mais de 60 mil exemplares e foi traduzido para Inglaterra, Itália, Holanda, Iugoslávia e Japão. Entre seus livros estão Felicidade, O valor do amanhã e A ilusão da alma – Biografia de uma ideia fixa.

Atuou como pesquisador do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e foi articulista da Folha de S.Paulo até 2014. Foi conferencista do Fronteiras do Pensamento na temporada de 2010.

Eduardo Giannetti defende que, em relação ao consumo, nem todas as coisas desejáveis são compatíveis entre si. Muitas vezes, precisamos abrir mão de algo para ter o que queremos. Lançado em 2016, seu livro mais recente, Trópicos utópicos, examina os dilemas brasileiros a partir da crise civilizatória que acomete o mundo.

Compartilhe: