
Ana Suy
Especialista em amor e solidão
Ana Suy é um dos nomes mais proeminentes na divulgação da psicanálise em nosso país. Professora e pesquisadora, tornou-se conhecida do público em geral após a publicação de A gente mira no amor e acerta na solidão. No livro, ela parte de leituras teóricas e experiências coletadas em sala de aula e sessões de análise para explorar a relação entre amor e solidão. O best-seller também foi publicado em Portugal e em diversos países da América Latina e deu início a uma produção que já conta com outros três títulos: Não pise no meu vazio (2023), As cabanas que o amor faz em nós (2024) e A corda que sai do útero (2024).
Ana é graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ.
Além do trabalho como professora, escritora e psicanalista, Ana Suy idealizou um grupo de estudos sobre a obra de Sigmund Freud. “Lendo Freud hoje” tem como objetivo explorar a relevância atual da obra do austríaco, considerado o pai da psicanálise. Coordena também o “Clube de Palavras”, que funciona como um seminário para discutir produções artísticas recentes a partir de um viés psicanalítico.
Todas as frentes de atuação de Ana Suy têm em comum o interesse em apresentar os preceitos da psicanálise para o público geral, explorando sua relação com questões atuais. Para tanto, ela aborda produções culturais de grande popularidade e aborda problemas cotidianos como as dificuldades de relacionamento e o sentimento de solidão.