Claudia Tajes

Claudia Tajes

Escritora e redatora

Claudia Tajes é escritora, cronista e roteirista. Nasceu em Porto Alegre em 1963 e já iniciou a vida profissional trabalhando com a palavra escrita, ocupando postos de redatora em diferentes agências publicitárias. Contudo, foi na criação de histórias e personagens ficcionais que encontrou sua verdadeira vocação. No tom bem-humorado que caracteriza sua produção, ela resume como a escrita transformou sua vida: “Daí em diante, dispensei o psiquiatra”.

O primeiro livro de Tajes, Dez (quase) amores, foi publicado em 2002. Desde então ela publicou outras nove obras, com destaque para o best-seller A vida sexual da mulher feia, que vendeu mais de 20.000 exemplares e foi lançado na Croácia e na Itália. A autora também teve livros publicados na França e em Portugal, e alguns de seus textos já foram adaptados para o teatro.

Entre 2010 e 2024, publicou periodicamente crônicas inéditas no jornal Zero Hora, consolidando-se como uma das cronistas mais importantes de sua geração. Também foi colunista do jornal Folha de São Paulo. É conhecida pela leveza com que descreve os encontros e desencontros do cotidiano, tratando de questões como as dificuldades de relacionamento e a busca pela felicidade. 

Como roteirista, trabalhou na novela Êta Mundo Bom! e na série Chapa Quente, ambas produzidas pela Rede Globo. Atualmente, colabora para a escrita de Guerreiros do Sol, telenovela que será publicada na plataforma Globoplay ainda este ano.

Compartilhe: