
Diana Corso
Psicanalista e escritora
Diana Lichtenstein Corso nasceu em Piriápolis, no Uruguai, em 1960, embora viva no Brasil desde os seis anos de idade. Psicanalista de grande renome, é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em paralelo à atuação clínica, que jamais deixou de lado, Diana se destaca por sua produção como escritora. Durante 17 anos, foi colunista de veículos de grande projeção nacional como o jornal Zero Hora e as revistas TPM e Vida Simples. Também é autora de cerca de uma dezena de livros, muitos deles escritos em parceria com o marido – o também psicanalista Mário Corso.
Ao lado de Mário, Diana assina obras como Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis e A Psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia. De sua obra individual, destaca-se a coletânea de crônicas Tomo conta do mundo: conficções de uma psicanalista, que venceu o Prêmio Açorianos de 2015 e foi eleito Livro do Ano no Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (Prêmio AGES).
Em 2024, publicou Da sempre tua, livro de correspondências com a escritora Cláudia Tajes. Nos textos, as duas embarcam em uma conversa franca sobre temas como os desafios de ser mulher, o envelhecimento, as frustrações amorosas e o vínculo profundo entre amigas.