
Drauzio Varella
Médico e escritor
Antônio Drauzio Varella nasceu em São Paulo em 1943. Em 1967, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou médico cancerologista. Em 1970, assumiu o posto de médico infectologista no Hospital do Servidos Público de São Paulo, onde acompanhou em primeira mão o surgimento dos primeiros casos de Aids no Brasil. A experiência chamou sua atenção para o poder da informação como ferramenta de promoção da saúde. Ocupou a direção do Serviço de Imunologia do Hospital do Câncer por mais de 20 anos.
Nos anos 2000, Dráuzio apresentou o Espaço Saúde, programa da Rádio Bandeirantes de São Paulo, onde conversava com especialistas sobre os sintomas e a prevenção de diversas doenças. Por volta da mesma época, passou a apresentar um quadro no Fantástico, da TV Globo, onde marcou época com a série sobre pacientes que lutavam para largar o tabagismo. Ele colabora com o programa até hoje.
Como escritor, destacou-se com Estação Carandiru, livro em que descreve os anos em que atendeu a população carcerária do antigo maior presídio da capital paulista. Em Carcereiros e prisioneiras, conta trajetórias de vidas de pessoas ligadas ao sistema penitenciário. Também é autor de Correr – Exercício, a cidade e o desafio da maratona, no qual conta sua relação com a corrida e destaca a importância da atividade física para o bem-estar.
Drauzio é colunista do jornal Folha de São Paulo há mais de 20 anos. Possui um site no Portal UOL onde entrevista profissionais da saúde e divulga notícias sobre saúde. Possui canais no YouTube e no TikTok e uma página no Instagram, onde possui mais de um milhão de seguidores.