Eduardo Bueno

Eduardo Bueno

Jornalista e escritor

Eduardo Bueno nasceu em Porto Alegre em 1958. Começou sua carreira de jornalista aos 17 anos, enquanto ainda cursava Comunicação Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Vem dessa época o apelido “Peninha”, que o acompanha até hoje. Nos anos 1980, foi produtor e, mais tarde, apresentador do programa Pra Começo de Conversa, da TV Educativa de Porto Alegre, que veiculava matérias sobre cultura pop e notícias sobre a vida cultural da cidade. Diante das telas, desenvolveu um estilo direto e divertido.

Por volta da mesma época, começou a trabalhar em diferentes funções no mercado editorial. Traduziu mais de 20 livros, com destaque para o clássico Beatnik de Jack Kerouac, On the Road – ou Pé na Estrada, em sua versão. Estreou como escritor em 1996, com uma biografia da banda Mamonas Assassinas. Pouco depois, com a proximidade do aniversário de 500 anos do Descobrimento do Brasil, firmou com a Editora Objetiva um contrato para a publicação de quatro volumes sobre o período colonial brasileiro. 

A Coleção Terra Brasilis, como foi chamada, teve imensa repercussão já com o primeiro volume, A viagem do Descobrimento. No livro, Eduardo Bueno revolucionou o formato de divulgação histórica, explorando episódios do passado em uma linguagem divertida e acessível, muito diferente daquilo com que o público estava acostumado. Os demais títulos da série – Náufragos, traficantes e degredados, Capitães do Brasil e A coroa, a cruz e a espada – alcançaram o mesmo sucesso. 

Eduardo Bueno foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura. Nos últimos anos, tem se dedicado à produção de conteúdo e apresentação do canal de YouTube Buenas Ideias, onde leva o conhecimento histórico a 1,5 milhão de seguidores, sempre com a irreverência que se tornou sua marca registrada.

Compartilhe: