Fernando Gabeira

Fernando Gabeira

Jornalista, político e escritor

Fernando Gabeira nasceu em Juiz de Fora em 1941. Ainda no início da vida adulta, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como redator no Jornal do Brasil. Após o golpe militar, tornou-se colaborador de movimentos de oposição à ditadura e colaborou para o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, trocado por presos políticos.

Sua participação no sequestro colocou-o na mira do regime ditatorial, e em 1970 Gabeira foi preso e torturado. Após ser libertado com outros 39 presos em uma troca por um embaixador alemão, viveu mais de uma década no exílio. Passou pelo Chile, onde foi testemunha ocular do golpe contra Salvador Allende, pela Suécia e pela Itália, dentre outros países. Retornou ao Brasil em 1979, após o arrefecimento da repressão.

Naquele mesmo ano, publicou O que é isso, companheiro?, livro em que detalha sua participação na luta armada e reflete sobre a vida na militância. A obra vendeu mais de 250.000 exemplares e se tornou um clássico da literatura brasileira. A adaptação de mesmo nome para o cinema, dirigida por Bruno Barreto, concorreria ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1997. 

Nos anos 1980, Gabeira se aproximou do movimento ambientalista. Em 1995, foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro. Foi reeleito para outros três mandatos consecutivos, em uma atuação que foi marcada pela independência de pensamento e pela postura crítica em relação à direita e também à esquerda, da qual fazia parte. Hoje, Gabeira é comentarista político do canal Globonews. 

 

Compartilhe: