Itamar Vieira Junior

Itamar Vieira Junior

Escritor

Itamar Vieira Junior é um dos escritores mais lidos hoje no Brasil. Nasceu em Salvador em 1979 e passou parte da juventude em outras cidades do Nordeste, mas voltou à capital baiana para realizar seus estudos. Ali, tornou-se mestre e doutor em Geografia. Durante a formação, estudou questões ligadas à especulação imobiliária e ao direito à terra, temas que marcariam sua produção literária.

A carreira de escritor de Vieira Junior é marcada por uma ascensão meteórica. Em 2018, sem ter acesso a grandes editoras, inscreveu Torto arado no Prêmio Leya, voltado para obras inéditas. Ele não tinha grandes expectativas, mas acabou selecionado para o primeiro lugar. Era apenas o início: em 2020, já publicado por uma das principais editoras do país, Torto arado ganhou o Prêmio Jabuti, principal reconhecimento para livros brasileiros, e o Oceanos, voltado para obras em língua portuguesa.

Desde então Torto arado foi traduzido para 29 idiomas e vendeu mais de um milhão de exemplares, tornando Itamar um dos autores mais lidos do País na atualidade. Em 2021, já convertido em celebridade literária, ele publicou a coletânea de contos Doramar ou a odisseia. Em 2024, em um feito raro, voltou a ser contemplado com o Prêmio Jabuti por seu segundo romance, Salvar o fogo.

Em paralelo à carreira literária, Itamar Vieira Junior segue atuando como geógrafo. Ele é servidor público concursado do Incra, órgão governamental responsável por elaborar estudos e laudos técnicos e conduzir a reforma agrária no Brasil. Por essa atuação, Itamar já foi alvo de ameaças de morte.

Compartilhe: