
Juremir Machado da Silva
Escritor e jornalista
Juremir Machado da Silva é jornalista, escritor, professor de Comunicação e tradutor. Nasceu em Santana do Livramento em 1962. É formado em Jornalismo e História pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutor em Sociologia pela Université Paris-Descartes (V). Atualmente, assina coluna no jornal Matinal.
Foi correspondente do jornal Zero Hora em Paris entre 1993 e 1995. No jornal Correio do Povo, foi coordenador do Caderno de Sábado e assinou coluna durante mais de dez anos. Apresentou o programa Esfera Pública na Rádio Guaíba e participou de programas como Ganhando o Jogo, Guaíba Revista e Bom Dia. Durante toda sua trajetória, destacou-se pela capacidade de tratar de temas do cotidiano com linguagem acessível sem abrir mão da erudição.
Escritor prolífico, publicou mais de trinta livros de diferentes gêneros, como romance histórico, crônicas, aforismos, história, sociologia, ensaio e jornalismo. Destacam-se títulos como A miséria do cotidiano, Getúlio, Viagem ao extremo sul da solidão e História regional da infâmia: o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras, ou como se produzem os imaginários.
É professor da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS há mais de duas décadas, onde foi coordenador do programa de pós-graduação. Tradutor do francês, foi responsável por trazer ao Brasil obras emblemáticas como As partículas elementares, de Michel Houellebecq, e Tela total, de Jean Baudrillard.