Marcello Dantas

Marcello Dantas

Curador e diretor artístico

Marcelo Dantas é um dos nomes mais importantes da curadoria brasileira. Tornou-se conhecido por aliar um elevado senso artístico ao uso intensivo de ciência e tecnologia no espaço expositivo, promovendo experiências multimídia e interativas. Algumas das exposições que assina, como Ai Weiwei Raiz (2018), retrospectiva do badalado artista chinês, e ComCiência (2016), individual da australiana Patricia Piccinini, bateram recordes de público no Brasil.

Participou de inúmeros projetos museológicos no Brasil e no exterior. Trabalhou na concepção de instituições como o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo, o Museu da Natureza, no Piauí, o Museu da Cidade de Manaus, o Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, e o Museu do Caribe, na Colômbia. 

É curador do SFER IK Museo em Tulum, no México, e desde 2014 faz parte do corpo curatorial da Bienal de Vancouver. Foi curador da 13ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. Gerencia a produtora cultural Magnetoscópio.

É formado pela New York University e integra o Conselho de instituições como o Art Institute of Chicago. Como documentarista, recebeu prêmios de direção na Internationale du Film Sur L’Art, no FestRio e no International Film & TV Festival of New York. Em 2017, foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura.

 

Compartilhe: