Niall Ferguson

Niall Ferguson

Historiador e pesquisador

Niall Ferguson é conferencista da Temporada 2021 do Fronteiras do Pensamento. Clique aqui e garanta a sua inscrição.

Niall Ferguson é um dos mais renomados historiadores da atualidade. Considerado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, roteirizou e apresentou cinco séries de documentários na BBC e transmitidas na televisão britânica e em outros países. Sua série A Ascensão do Dinheiro venceu o Prêmio Emmy de melhor documentário. Também é colaborador do canal Bloomberg Television e colunista da revista Newsweek

Seus livros foram publicados em diferentes idiomas. Entre os títulos estão Império, A ascensão do dinheiro, A grande degeneração, Civilização – Ocidente x Oriente e O horror da guerra. Seu livro mais recente no país é A praça e a torre: Redes, hierarquias e a luta pelo poder global, no qual argumenta que as redes sociais não são um fenômeno novo. Também escreveu Doom: The politics of catastrophe – a ser lançado no Brasil em 2021 –, no qual coloca o ano de 2020 em perspectiva história e declara que estamos ficando piores – e não melhores – em lidar com desastres. 

Com pós-doutorado em História pelo Magdalen College da Universidade de Oxford, é especialista em economia, mercado financeiro e história econômica, leciona na Universidade de Harvard e é pesquisador em Oxford, além de associado sênior no Instituto Hoover e na Universidade de Stanford.

Seu trabalho foi agraciado com os prêmios Benjamin Franklin, Hayek e Ludwig Erhard de Jornalismo Econômico. Neoconservador e conhecido por suas opiniões controversas, Ferguson defende que a desgraça é uma lição da história que o Ocidente precisa aprender urgentemente se quisermos lidar melhor com a próxima crise e evitar o declínio irreversível.

Compartilhe