Fabrício Carpinejar

Fabrício Carpinejar

Poeta

Fabrício Carpi Nejar, mais conhecido pelo nome artístico Carpinejar, nasceu em Caxias do Sul em 1972. É graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Publicou seu primeiro livro, As solas do Sol, em 1998. Desde então, escreveu mais de 30 volumes em uma trajetória tão prolífica quanto aclamada.

Carpinejar é um dos poetas mais populares do Brasil. Foi pioneiro na utilização de redes sociais como Twitter e Facebook para a divulgação do seu trabalho. Atualmente, conta com mais de quatro milhões de seguidores no Instagram, onde divulga todos os dias breves pensamentos que escreve à mão em guardanapos. 

Assina uma coluna diária no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e publica textos semanais em O Tempo, de Minas Gerais. Ao longo de sua trajetória, participou de inúmeros programas de rádio e TV como convidado e apresentador. Atualmente é comentarista da Rádio Gaúcha.

Os livros de Carpinejar já foram agraciados duas vezes com o Prêmio Jabuti. Canalha!, de 2008, foi vencedor na categoria Crônicas, enquanto Votupira, de 2011, foi campeão na categoria Livro Infantil. Já recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura e o Prêmio Nacional Olavo Bilac, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Em 2021, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Participou dos principais eventos literários do País, como a Jornada Literária de Passo Fundo e a Festa do Livro Internacional de Paraty. 

 

Compartilhe: