Hélio de la Peña

Hélio de la Peña

Ator e humorista brasileiro

Helio Antonio do Couto Filho, o Hélio de la Peña, nasceu em 1959 na Vila da Penha, no Rio de Janeiro. Estudioso desde jovem, estudou em um dos melhores colégios da cidade por meio de uma bolsa de estudos. Chegou a ser campeão das olimpíadas de matemática. Cursou Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde conheceu Marcelo Madureira e Beto Silva. O trio de amigos criou a fanzine de humor Casseta Popular.

Hélio chegou a trabalhar durante algum tempo como engenheiro, mas sua verdadeira vocação era o humor. Em 1988, tornou-se redator do TV Pirata. Alguns anos depois, criou com Silva e Madureira o programa Casseta & Planeta, transmitido pela Rede Globo. A série marcou época na televisão brasileira. Além dos episódios semanais, rendeu livros e filmes que contribuíram para tornar Hélio de la Peña um dos rostos mais conhecidos do humor nacional.

O carioca é autor dos livros de humor O livro do papai, Vai na bola, Glanderson, bem como do infantil Meu pequeno botafoguense e da biografia da nadadora Poliana Okimoto, escrita em parceria com Daniel Takata Gomes. Atuou em filmes como Casseta & Planeta: A Taça do Mundo É Nossa, O Amor Dá Trabalho, Vizinhos e Perdida.

Atualmente, Hélio de la Peña lota auditórios com o espetáculo de stand-up Preto de Neve, com texto de sua própria autoria. É colunista do Portal UOL e ministra palestras sobre educação. No âmbito social, administra duas bibliotecas comunitárias no Rio de Janeiro.

Compartilhe: