
Lázaro Ramos
Ator e diretor de cinema
Lázaro Ramos é um dos rostos mais conhecidos do cinema nacional. Nasceu em Salvador em 1978. Teve aulas de teatro na escola, e aos dez anos já fazia apresentações para o público. Aos 15 ingressou no Bando de Teatro Olodum, pelo qual participou de diversas montagens para os palcos.
O ano de 2002 foi um grande divisor de águas em sua carreira: ele participou de sua primeira série da Rede Globo (Pastores da Noite, baseada na obra de Jorge Amado) e estreou nos cinemas com o papel principal no aclamado Madame Satã. Seu desempenho memorável fez com que se tornasse um dos rostos mais conhecidos da dramaturgia brasileira.
Em quase 30 anos de uma carreira especialmente prolífica, Ramos participou de grandes sucessos do cinema nacional como O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara, Saneamento Básico e O Beijo no Asfalto. Também se destacou em novelas como Sexo Frágil, Duas Caras e Elas por Elas. Recentemente, passou a atuar também detrás das câmeras: estreou como diretor de cinema com Medida Provisória, longa-metragem que rodou por festivais no mundo todo e lhe rendeu o prêmio de direção no Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.
Desde 2009, o ator e escritor é embaixador da Unicef, trabalhando com jovens em situação de vulnerabilidade por meio de ações sociais e da literatura (ele é autor de diversas obras voltadas para o público infantil).
Lázaro Ramos é conhecido pelo posicionamento contundente no combate ao racismo. Referência no assunto, ele aborda questões de preconceito e identidade em falas públicas, programas de TV e episódios de podcast.