
Lira Neto
Jornalista e escritor
João de Lira Cavalcante Neto, que assina seus textos como Lira Neto, é jornalista, escritor e referência na arte da biografia. Nasceu em Fortaleza em 1963, mesma cidade onde cursou a graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É mestre em Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorando em “Discursos: Cultura, História e Sociedade na Universidade de Coimbra”.
Começou a trajetória de jornalista nos jornais Diário do Nordeste e O Povo, ambos da capital cearense. Nos anos 1980, escreveu poemas vinculados ao movimento da poesia marginal do Ceará. Em 1999, publicou sua primeira biografia: O poder e a peste: a vida de Rodolfo Teófilo, dedicada ao farmacêutico que enfrentou a epidemia de varíola na capital cearense. Desde então, nunca mais se afastou do gênero.
Entre 2004 e 2025, escreveu sobre as vidas da cantora Maysa, de Padre Cícero, dos escritores José de Alencar e Oswald de Andrade e do ex-presidente Castello Branco. Em sua produção, destaca-se a biografia em três volumes dedicada a Getúlio Vargas.
Lira Neto venceu duas vezes o Prêmio Jabuti e foi segundo colocado em duas outras ocasiões, sempre na categoria Biografia. Em 2014, venceu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte. É autor ainda de A arte da biografia, em que discorre sobre seu processo de pesquisa e escrita, e de Uma história do samba.