
Maria Homem
Psicanalista e escritora
Maria Lucia Stacchini Ferreira Homem nasceu em 1969. A psicanalista é uma das intelectuais públicas de maior alcance do Brasil. É autora dos livros No limiar do silêncio e da letra, sobre a obra da escritora Clarice Lispector, de Coisa de menina? e Lupa da alma – estes dois escritos em parceria com o também psicanalista Contardo Calligaris, de quem é viúva.
Comunicadora versátil, transita entre diversos meios e plataformas para levar seu conhecimento psicanalítico ao grande público. Entre 2021 e 2022, foi colunista do jornal Folha de São Paulo. Na mesma instituição, colaborou para o podcast Meu Inconsciente Coletivo, que discute as neuroses modernas.
Produz conteúdo sobre psicanálise para o canal de YouTube que leva o seu nome, onde conta com mais de 300 mil assinantes. É palestrante e oferece cursos a respeito de aspectos técnicos da psicanálise, como a prática clínica e o diagnóstico e a interpretação de casos clínicos. É considerada referência no estudo de textos literários a partir do viés psicanalítico.
É formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris 8, além de doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Atualmente, é pesquisadora do Núcleo Diversitas, da USP, e professora da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
Maria Homem está no Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.
ASSISTA
Assista conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >LEIA
Leia conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >