
Martha Medeiros
Escritora e cronista
Martha Medeiros é uma das maiores cronistas do Brasil. Nasceu em Porto Alegre em 1961, mesma cidade onde cursou Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Após a graduação, chegou a trabalhar como redatora publicitária durante 14 anos, atividade que conciliava com a escrita de poesias.
Estreou na literatura em 1985 com a coletânea de poemas Strip-Tease. Publicou outros quatro livros de poesia antes de lançar Geração bivolt, sua primeira incursão no universo das crônicas, em 1995. Martha se tornou referência do gênero e é hoje uma das escritoras mais lidas do País. Em 40 anos de carreira, lançou mais de 30 livros transitando entre a poesia, a crônica, o romance e o infantil.
Foi três vezes vencedora do Prêmio Açorianos na categoria Crônica (1998, 2004 e 2018). Em 2004, conquistou o segundo lugar da mesma categoria do Prêmio Jabuti com o livro Montanha-Russa. Teve obras traduzidas para outros idiomas, com destaque para Divã: o romance foi publicado na França, na Suíça, em Portugal, na Itália e na Espanha, além de ter sido adaptado para o teatro, para a TV e para o cinema. Tudo que eu queria te dizer é outra obra de sua autoria que ganhou edição italiana.
Somados, seus livros já venderam mais de um milhão de exemplares. Atualmente, Martha publica textos inéditos semanalmente nos jornais O Globo e Zero Hora.