Fronteiras Educação debate sobre relações entre pessoas, tecnologia e meio ambiente

Postado em set. de 2017

Educação | Sustentabilidade | Ciência

Fronteiras Educação debate sobre relações entre pessoas, tecnologia e meio ambiente

Módulo do projeto é voltado a estudantes de colégios municipais na capital gaúcha.


Aconteceu na tarde desta segunda-feira (11) o primeiro encontro da edição 2017 do Fronteiras Educação, evento que reuniu cerca de 800 adolescentes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O módulo educacional do Fronteiras do Pensamento abordou a questão das práticas do ser humano em relação ao meio ambiente, entendendo a evolução da sociedade por um viés histórico e tecnológico. A partir de conceitos como metabolismo social, economia solidária e ecológica e desenvolvimento sustentável, os estudantes refletiram e dialogaram sobre as facilidades trazidas pelas inovações tecnológicas e o impacto que isso tem na natureza.

O debate, que contou com a participação da professora convidada Julia Froeder, relações públicas experiente no gerenciamento de projetos sociais e na inovação para o desenvolvimento sustentável, além da historiadora Joana Bosak e do jornalista Rodrigo Adams - membros da equipe do Fronteiras Educação -, foi desenvolvido a partir do fascículo O meio ambiente e as melhores práticas. O material apresentou aos jovens ideias de pensadores como Gilles Lipovetsky, sobre consumo e inovação, Vandana Shiva, que ressalta a importância das sementes e da agricultura, Jan Gehl, que defende o planejamento de cidades para as pessoas, e Jean-Michel Cousteau, que destaca a importância dos mares para o planeta.

O objetivo do Fronteiras Educação é preparar os jovens para o exercício de uma reflexão ativa sobre os processos de adaptação decorrentes das mudanças do mundo em termos de tecnologia, clima, política e sociedade. A iniciativa busca estimular os estudantes a absorver e trocar conhecimentos e informações, na certeza de que o diálogo com a sociedade é a única forma de se preparar para viver os desafios do mundo atual.

O evento aconteceu no Salão de Atos da UFRGS. o Fronteiras Educação tem patrocínio da Braskem, com parceria institucional da UFRGS e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

Compartilhe