Livro

Postado em jan. de 2014

Literatura | Filosofia | História | Cultura | Economia e Negócios

Livro

Segunda obra da série "Pensar", o livro "Pensar a filosofia" busca dar conta da complexidade e da amplitude do debate filosófico contemporâneo.


"Não creio que a filosofia seja ciência; a filosofia me parece ser o reino da crítica das ideias feitas e dos nossos modos de ser, sendo este um traço permanente", afirma o intelectual brasileiro José Arthur Giannotti, em entrevista inédita publicada na obra Pensar a filosofia.

Organizada por Eduardo Wolf, a publicação da Arquipélago Editorial busca dar conta da complexidade e da amplitude do debate filosófico contemporâneo. Para tanto, ideias de alguns dos intelectuais mais originais de nosso tempo foram reunidas em um conjunto sólido e interdisciplinar de textos das conferências do economista e Prêmio Nobel Amartya Sen, dos historiadores Robert Darnton e Simon Schama, do teórico cultural Fredric Jameson, e dos filósofos Daniel Dennett, Jon Elster e Simon Blackburn.

Para ampliar a discussão, além da conversa com Giannotti, o livro traz outra entrevista exclusiva com o filósofo Peter Singer e um ensaio visual do artista paulistano Felipe Cohen. A obra foi viabilizada pelo patrocínio de Braskem e CPFL Energia.

Nas palavras do organizador, o livro foi concebido com o espírito de amor pela sabedoria, próprio do ato de filosofar desde os tempos de Sócrates. Por isso, as ideias reunidas na obra "dão testemunho de como a filosofia pode ser, ainda hoje, concebida e praticada em termos de uma busca por conhecimento que não nos seja alheia e distante", afirma Wolf.

É assim que o leitor vai se deparar com uma costura editorial que revisita um dos temas mais caros ao pensamento filosófico ocidental, a ideia de justiça, interligada a outros importantes temas como a democracia, a figura do intelectual como homem público, o funcionamento das imagens, as formas singulares que constituem a arte e as agendas contemporâneas, que vão do direito dos animais ao combate à extrema pobreza – passando pelo modo como compreendemos nossa própria humanidade.

- Pensar a filosofia está à venda na loja virtual da Arquipélago Editorial

Saiba mais sobre Paul Zak, próximo convidado do Fronteiras do Pensamento:
- Entrevista: a maioria das decisões tem um componente emocional
- Paul Zak encerra Fronteiras 2013 investigando a fisiologia da confiança

Compartilhe