Uma escritora e mais de duas mil entrevistas

Postado em abr. de 2023

Literatura | Sociedade | Internet e Redes Sociais | Mulheres Inspiradoras

Uma escritora e mais de duas mil entrevistas

A escritora e jornalista Rosa Montero já entrevistou milhares de personalidades para as páginas do El País


Compartilhe:


Não é apenas na ficção literária que Rosa Montero se destacou como uma das maiores escritoras da Europa. Ela também é uma referência em jornalismo, especialmente na arte de entrevistar.

São mais de duas mil entrevistas publicadas no jornal El País, veículo onde atua desde 1976. Entre suas fontes personalidades como Yasser Arafat, Richard Nixon, Orhan Pamuk, Malala e outros tantos.

 “O romance é minha paixão, meu jeito de viver e me sentir viva; o jornalismo é um trabalho, mas que trabalho maravilhoso! Comecei a trabalhar com 18 anos, enquanto estudava e, como repórter, pude conhecer outros mundos”, afirmou Rosa no programa Roda Viva da TV Cultura.

Para a jornalista, entrevistas antigas são como fotografias: retratam o tempo parado. Ao lê-las mais tarde, muitas vezes pensamos em uma inocência perdida, em todas as coisas que agora sabemos que aconteceram desde então, mas eram desconhecidas do entrevistado e do entrevistador no momento do encontro.

Em El arte de la entrevista (2019), Rosa Montero reuniu entrevistas memoráveis, com figuras como Mario Vargas Llosa, Javier Marias, Paul McCartney, Montserrat Caballé, Harrison Ford e outras figuras que abriram as páginas da vida para a escritora.

Como jornalista, Rosa Montero conquistou o World Interview Award  (1978), o National Journalism Award  (1981), os prêmios da Associação de Imprensa de Madrid por uma vida de trabalho (2005) e Colunistas Internacionais do Mundo (2014).

Entre ficção e realidade, o caos e a ordem, Rosa Montero é uma das conferencistas da temporada 2023 do Fronteiras do pensamento. 

Compartilhe:


Rosa Montero

Rosa Montero

Escritora e jornalista espanhola

Autora de best-sellers publicados no mundo todo, como "A louca da casa" e "Nós, mulheres", entre outros, foi reconhecida com alguns dos principais prêmios da literatura europeia contemporânea.
Ver Bio completa