Voltar para Notícias

Envie sua pergunta para Anne Applebaum

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

A jornalista e escritora é uma das oito conferencistas da Temporada 2021. Sua conferência será lançada no dia 29/09, às 20h. 

Uma das mais influentes jornalistas da atualidade, Anne Applebaum edita a revista The Economist e foi membro do conselho editorial do The Washington Post e da revista Slate. Formada na Universidade de Yale e na London School of Economics, possui mestrado em Relações Internacionais. Foi incluída na lista Prospect dos 50 maiores pensadores da era Covid-19.

Anne Applebaum observou de perto eventos capitais na história do século 20: os estertores da Guerra Fria, o colapso da União Soviética e o surgimento de um novo mapa geopolítico para guiar os rumos do mundo. No dia 29 de setembro, a jornalista e historiadora americana vai compartilhar com a audiência do Fronteiras do Pensamento 2021 sua larga experiência como correspondente no Leste Europeu e atenta observadora de episódios que ditam os humores do mundo contemporâneo.

Para quem tiver interesse em conhecer mais sobre as ideias da conferencista, disponibilizamos acesso ao e-book e à aula preparatória para a conferência de Anne Applebaum em nossa plataforma.

Como jornalista, teve suas reportagens e análises publicadas em veículos como a revista The Economist e o jornal The Sunday Telegraph. Seus textos abordam sobre regimes totalitários mais fechados às democracias ameaçadas não apenas em republiquetas, mas também em potenciais protagonistas das relações de forças internacionais, como os Estados Unidos.

Envie sua pergunta para Anne Applebaum até terça-feira (21/09) pelo Whatsapp da Central de Relacionamento - 11 93775.5752 - ou por mensagem via Facebook ou Instagram . Divulgaremos a resposta na conferência e no dia 30/09, em nossos canais digitais, oferecidos pela Braskem.

Anne Applebaum é autora de “Cortina de ferro” e “A fome vermelha: A guerra de Stalin na Ucrânia”. Seu livro mais recente publicado no Brasil é “O crepúsculo da democracia: Como o autoritarismo seduz e as amizades são desfeitas em nome da política”, no qual fala sobre o alarme das tendências antidemocráticas no Ocidente e expõe o magnetismo do nacionalismo e da autocracia.

Em 2004, recebeu o Prêmio Pulitzer com o livro “Gulag – A History” (não editado no Brasil), sobre os campos de trabalhos forçados para onde eram enviados aqueles que o regime soviético carimbava como inimigos, lugares particularmente pavorosos na era Stalin.

Sua obra “Cortina de Ferro” é um apurado painel da trincheira comunista que a URSS construiu para medir forças com o Ocidente, impondo governos fantoches em países como Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia e Hungria. Em “A Fome Vermelha: A Guerra de Stalin na Ucrânia”, ela descreve o genocídio de milhões de ucranianos por inanição nos anos 1930. 

Saiba mais sobre o trabalho de Applebaum em depoimento do jornalista Jaime Spitzcovsky.

Anne Applebaum é uma das oito conferencistas confirmadas na Temporada 2021 do Fronteiras do Pensamento – Era da Reconexão. Para acompanhar estas apresentações e garantir acesso a conteúdos exclusivos em ambiente digital quando e onde quiser, inscreva-se pelo site https://temporada.fronteiras.com/.