Fronteiras Educação será homenageado com a Medalha Cidade de Porto Alegre

Postado em mar. de 2016

Educação | Cultura

Fronteiras Educação será homenageado com a Medalha Cidade de Porto Alegre

A Medalha premia pessoas ou entidades que tenham se destacado por relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento cultural, social ou econômico da cidade.


Compartilhe:


O Fronteiras Educação será homenageado com a Medalha Cidade de Porto Alegre, a ser entregue no próximo dia 28 de março, no Teatro Renascença.

A Medalha, Instituída pelo Decreto Municipal 6.202, de 25 de novembro de 1977, premia pessoas ou entidades que tenham se destacado por relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento cultural, social ou econômico da cidade.

O Fronteiras Educação é realizado há seis anos com o patrocínio da Petrobras e a parceria institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Carinhosamente apelidado de “Fronteirinhas", é um projeto especial para a equipe do Fronteiras do Pensamento, que propicia aos jovens participarem ativamente dos mesmos debates apresentados ao “público adulto" nas conferências e ocorre no mesmo local, o Salão de Atos da UFRGS.

Os encontros do Fronteiras Educação são um espaço de aprendizado lúdico, divertido e interativo, que acompanham a linguagem dos jovens tanto nas falas dos professores e convidados do palco quanto nos fascículos entregues para cada um dos alunos. A apresentação do evento pelo escritor Fabrício Carpinejar garante a descontração e o estímulo à participação dos adolescentes, que levantam dúvidas, sugestões e ajudam a contextualizar os tópicos apresentados às suas realidades individuais e sociais.

O projeto educacional é voltado às escolas públicas do município, inscrevendo gratuitamente 1.200 alunos a cada encontro. Criado em 2010, já realizou 25 grandes aulas para mais de 30 mil estudantes, distribuindo o mesmo número de fascículos.

Os temas abordados retratam a contemporaneidade: os mais diferentes aspectos da vida urbana, a capacidade construtiva e reflexiva da arte, inteligência artificial e avanços da neurociência, desafios ambientais, direitos humanos, democracia dentre outras importantes discussões de nossa época.

Os adolescentes aprendem e discutem as metas do milênio, genética, energia nuclear e biodiversidade por meio das vozes de Richard Dawkins, Vandana Shiva, Amartya Sen e Mohamed ElBaradei, por exemplo. Somados aos nomes dos convidados que já passaram pelo palco do Fronteiras, surgem outros grandes nomes que revolucionaram a forma com que vemos o mundo: de Descartes a Schrödinger, passando por Einstein.

O Fronteiras do Pensamento agradece à capital gaúcha pelo reconhecimento a este longo e recompensador trabalho na área da educação, acreditando que ideias podem revolucionar o mundo e também as novas gerações!

Confira a lista dos indicados à medalha Cidade de Porto Alegre no site da Prefeitura
Saiba mais sobre o Fronteiras Educação e confira abaixo algumas fotos dos evento

Compartilhe: