Voltar para Notícias

Lançamento: conheça a nova página do Fronteiras na Folha.com

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

O Fronteiras do Pensamento está agora em mais uma plataforma digital: no site Folha.com.

Artigos exclusivos, reportagens, vídeos, biografia dos conferencistas, serviço da temporada, entre outros conteúdos, estarão disponíveis em nossa página no portal do jornal.

Para acessar, clique aqui: Fronteiras do Pensamento na Folha.com

As vendas para o Fronteiras 2019 já estão abertas. Este ano, o projeto promove conferências com Graça Machel, Paul Auster, Roger Scruton, Denis Mukwege, Janna Levin, Werner Herzog, Contardo Calligaris e Luc Ferry. Garanta sua presença nos oito encontros, que acontecem em Porto Alegre ou em São Paulo.

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 2019 | SENTIDOS DA VIDA

A temporada 2019 do Fronteiras promove uma reflexão sobre os sentidos da vida contemporânea. O sentido da existência é uma das perguntas que fundamenta a filosofia e pode ser a chave para encontrar alguma forma de ordem, de estabilidade, de mínima segurança no mundo atual.

Então, quais são os nossos sentidos de vida hoje?

Fernando Schuler, curador do projeto, explica que estruturou a temática desta temporada a partir de uma provocação do psicanalista Contardo Calligaris, também confirmado nesta edição do evento. Calligaris disse o seguinte: "mais importante do que a felicidade é buscar uma vida interessante".

“E o que seria isso?”, indaga Schuler. “No século 19, havia um sentido heroico. No século 20, veio a ideia do bem-estar. Mas, como essa questão clássica da filosofia se impõe hoje? Vamos fazer uma investigação sobre estilos de vida.”

Leia a entrevista com Schuler na página do Fronteiras na Folha

Lembre-se de adquirir seu pacote de ingressos para esta temporada, que inicia já em maio, com a conferência de Graça Machel. Garanta sua presença na edição deste ano em Porto Alegre ou em São Paulo.