Contardo Calligaris

Contardo Calligaris

Psicanalista e cronista

Psicanalista e escritor

Nascido em Milão, na Itália, em 2 de junho de 1948, Contardo Luigi Calligaris teve o primeiro contato com o Brasil em 1986, quando veio dar palestras sobre seu primeiro livro de psicanálise, Hipótese sobre o fantasma.

Posteriormente, acabou fixando residência no País. Publicou diversos livros, incluindo romances e uma peça teatral. Também criou a série de televisão intitulada Psi, exibida no canal a cabo HBO.

Sua obra ficou marcada por uma constante reflexão sobre a existência humana, passando por temas como a felicidade, as relações, o sexo e a sexualidade, as angústias contemporâneas, o sentido da vida e a arte.

A primeira formação de Contardo, em epistemologia genética, foi concluída na Suíça e sua graduação em letras, lhe permitiu ensinar teoria da literatura.

Doutor em psicologia clínica pela Universidade de Provence, também teve aulas com o filósofo Michel Foucault (1926-1984) e com o psicanalista Jacques Lacan (1901-1981), sua principal inspiração para se dedicar à psicanálise. Foi professor convidado da Universidade de Califórnia, em Berkeley, e em uma instituição de Nova York, tendo lecionado ainda na Universidade de Paris.

Considerado um dos principais psicanalistas do país, foi colunista da Folha de S.Paulo desde 1999. Em seu trabalho, aborda temas como cultura e psicanálise, em especial sobre a suposta obrigatoriedade da felicidade, do gozo, da beleza e dos excessos.

Contardo Calligaris nos deixou em 30 de março de 2021 em São Paulo aos 72 anos.

 

Compartilhe: