Educação e democratização do conhecimento na web

Postado em nov. de 2015

Educação | Internet e Redes Sociais

Educação e democratização do conhecimento na web

Terceira edição do Fronteiras Educação 2015 reuniu mais de mil estudantes da rede pública de ensino para debater o poder da tecnologia na transformação da sociedade.


Compartilhe:


A tecnologia mudou nossa vida. Em casa, no trabalho, na maneira como nos relacionamos, no modo como enxergamos o que está à nossa volta. Por meio da internet, temos acesso a informações, conteúdos, vídeos e redes sociais que nos abrem um novo mundo de possibilidades. Neste cenário, é natural que as mudanças também tenham alcançado um lugar importante: a escola.

Sendo assim, a terceira edição do Fronteiras Educação 2015 reuniu mais de mil alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul e seus professores para discutir o poder da tecnologia na transformação da sociedade.

Os jovens se reuniram nesta manhã de segunda (09), no Salão de Atos da UFGRS para aprender sobre “Educação e democratização do conhecimento na web", sobre como a educação é um dos caminhos para uma existência livre. E como, combinada com a tecnologia, pode e deve produzir novos modelos pedagógicos, que integrem professores em uma discussão que requer a participação ativa de todos na escola.

A historiadora Joana Bosak, consultora pedagógica do projeto, e a jornalista e professora Daiana Vivan, mestre em Design pela UFRGS e desenvolvedora de produtos multimídia para a educação, consultora acadêmica deste fascículo, foram as professoras do encontro, apresentado pelo escritor Fabrício Carpinejar.

De William Shakespeare a Pierre Lévy, os estudantes aprenderam sobre como a sociedade reage às transformações tecnológicas, sobre a história e o valor da educação, sobre a revolução da escrita, seja ela em livros ou na tela, dentre diversos outros tópicos como a diferença entre educação formal e informal, projetos inovadores pelo mundo e diferentes tipos de ensino para diferentes tipos de indivíduos.

A partir de nomes como Fernando Savater, Iván Izquierdo, Manuel Castells, Howard Gardner, Edgar Morin, Zygmunt Bauman e muitos outros, os jovens refletiram sobre o que há de comum nas mudanças que relacionam educação e tecnologias ao longo da história e o que a contemporaneidade tem de particular. Mais ainda, o que eles, estudantes, juntamente com seus professores, podem fazer para se tornarem pioneiros neste processo de transformação.

Dando asas às novas gerações!


Confira abaixo algumas fotos do evento!

Compartilhe: